Top
Entrevista com Hélvio Mendonça Artesão - Scrapbum
fade
1018
post-template-default,single,single-post,postid-1018,single-format-standard,eltd-core-1.1,flow-ver-1.3.5,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-animate-height,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0,vc_responsive

Entrevista com Hélvio Mendonça Artesão

Entrevista com Hélvio Mendonça Artesão

Screen-Shot-2015-07-20-at-5.58.18-PM-copy-850x523Gente eu estou muito, super, hiper, mega feliz em trazer uma entrevista com essa pessoa maravilhosa que a tanto tempo gostaria que estivesse por aqui respondendo as nossas perguntas, vocês pediram e ele aceitou, vamos entrar na intimidade e carreira de Hélvio Mendonça um dos maiores artesãos Brasileiros, que inspiram e promove o artesanato ao longo de todo mundo com seus belíssimos trabalhos e projetos.  Então deixando de enrolação vamos as perguntas e respostas:

Helvio mendonça Scrapbum – há quanto tempo faz artesanato? 
Hélvio – Há 18 anos. 
Como caiu no gosto pelo scrapbook?
Hélvio – Sempre fui apaixonado por papeis, então quando se solidificou essa técnica aqui no Brasil não tive dúvidas em adotá-la .
Scrapbum – O que acha da nova lei que agora determina que artesanato é profissão?
Hélvio – Temos que dar graças à Deus que hoje o Artesanato está sendo visto com outros olhos, isso já é um grande  passo para ser reconhecida.
Scrapbum – Qual o seu maior sonho para o mundo do artesanato?
Hélvio – Realmente que seja reconhecida como profissão para que assim seja mais valorizado em questão moral e financeira também. E que as Empresas despertem para entender o verdadeiro conteúdo que artistas e artesãos podem contribuir em certas áreas e departamentos dentro do mundo corporativo. 
Hélvio Mendonça na eduk Scrapbum – Você enfrentou dificuldades no inicio da sua carreira? Qual foi a que você nunca esqueceu?
Hélvio – Sim, na vida tudo passamos por aprovações, tanto na vida pessoal quanto profissional. No início lembro que era muito difícil ter que “provar” o que somos capazes de fazer, parece que temos que implorar para reconhecerem nosso talento ou valor, já que não temos um papel timbrado que prove sua aptidão como em outras profissões.
Scrapbum – Hoje as ferramentas para artesanato estão cada vez mais acessíveis, quando você começou como se virava, ou seja você importava ou improvisava? 
Hélvio – Quando comecei não tinha meios e nem condições finaceiras de comprar fora do país, mas eu tinha muita facilidade em desenvolver o que eu queria naquele momento com o que tinha em mãos, aliás, nós seres humanos somos super-adaptáveis (rs).
Scrapbum – Como é pra você apresentar e elaborar os cursos da EDUK?
Hélvio – Considero até hoje uma das maiores conquistas que estou vivenciando, é maravilhoso poder contribuir com os professores e apresentar um canal onde as pessoas podem aprender, interagir e se profissionalizar. Elaborar os cursos para a Eduk é praticamente um sonho realizado à parte,  consigo colocar em prática toda a minha criatividade sem regras ou limitações. É desafiador elaborar um curso que será disponibilizado gratuitamente para o mundo inteiro, exige muito, pois levar coisas que ainda não foram vistas não é uma tarefa fácil. Mas é muito gratificante. 
cursos Helvio Mendonça Scrapbum – O que o pessoal pode esperar de novidades para o ano de 2016?
Hélvio – Segundo as empresas do ramo e as exigências do público, o que se pode esperar é colocar ainda mais em prática a filosofia do “reaproveitamento”. Voltando um pouquinho no tempo, quando não tínhamos muitos recursos, dávamos um jeito de adaptar para trabalhar. Hoje, com essa situação que estamos vivendo, não podemos descartar essa essência de reinventar e criar novos estilos, técnicas, tendências, etc. Resumindo, o que se espera para esse ano, acredito que seja a criatividade. 
Scrapbum – O que você diria para aquelas pessoas que estão começando a fazer scrapbook agora e que acha que não conseguirão realizar projetos incríveis? 
Hélvio – Não se preocuparem com isso. Apenas façam, façam e façam. Se profissionalizar, aumentar seus conhecimentos, buscar tendencias, fazer contatos, reciclar, tudo isso ajuda muito, mas, nada substitui a prática.
Scrapbum – Para terminar deixe uma mensagem a todos os artesãos que nos acompanham. 
Hélvio – Façam muito Artesanato, seja ele qual for e para o que for. 
Helvio Mendonça aulas
Nossa gente o Hélvio, foi extremamente prestativo e atencioso em nos responder, quero aqui de ante mão agradecê-lo por participar do nosso quadro deste singelo blog, muito obrigado Hélvio, por nos ensinar tanto, nos inspirar e aceitar o nosso convite.
Fazendo nossa pesquisa encontramos o blog da EDUK que confesso não sabia que existia, e talvez muitos de vocês não saibam, caso queira conhecer clique aqui, encontramos uma matéria onde mostra alguns tipos de ateliês para inspiração, e lá estava o do nosso querido Hélvio, então resolvi mostrar aqui pra vocês e trouxe um pedaço do post, espero que vocês gostem. Espaço dedicado aos trabalhos e criações do Hélvio reflete a atividade do scrap e das áreas de atuação do Hélvio.
Ateliê Helvio Mendonça
Um ateliê todo clin e que traz a calma e a paciência que Hélvio tem ensinar e transmitir seu conhecimento, dinamismo e organização. Parabéns Hélvio!
Ateliê Decoração
E ai pessoal quem você quer ver por aqui respondendo as nossas perguntas? Deixem nos comentários o artesão e suas perguntas quem sabe a próxima entrevista não seja com ele!?
O que você quer ver por aqui?
Scrapbum Artesanatos

Poste seu comentário

Siga-me no instagram